sábado, 21 de maio de 2011

Como descartar um aparelho de celular corretamente?

Hoje em dia dia é muito difícil encontrar uma pessoa que não tenha um celular, não é mesmo? E também é bastante comum pessoas trocando de aparelho de celular, muitas vezes ficando com um mesmo aparelho menos de 1 ano.

Mas quando for a hora de descartá-los, pense bem! Aparelhos de celular e seus acessórios não podem ser jogado no lixo comum! O aparelho possui elementos químicos muito poluentes, os metais pesados, principalmente nas baterias. Estes químicos, quando atingem o solo, rios, córregos, lagos ou águas subterrâneas pode contaminar posteriormente animais e seres humanos, podendo causar doenças graves e levá-los até a morte.


Mas o que fazer com um aparelho quebrado ou que não se deseja mais usar? Se o celular estiver quebrado e não haver possibilidade de conserto, ele deve ser entregue em locais que recebam estes aparelhos. A maioria das lojas de aparelho de celular (Claro, Oi, Tim e Vivo) e suas redes autorizadas já recebem os aparelhos.


Assim, estas empresas se encarregam de fazer o desmonte de aparelhos e aproveitar as peças e componentes que podem ser reciclados, tratando de forma ambientalmente adequado dos aparelhos, sem agredir o meio ambiente.


Muitas lojas, supermercados e farmácias também recebem, então é só ficarmos atentos!



Em poucos anos, a possibilidade de devolução de aparelhos celulares, assim como para todo tipo de eletroeletrônicos, para os fabricantes e vendedores, deverá estar implementada e disponível à todos os consumidores, de acordo com a lei e a regulamentação que instituíram a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Mas caso haja possibilidade de conserto ou se ele estiver em boas condições de uso, não o descarte! Pense em dar para alguém que faça bom uso ou o guarde para emergências (roubos, quebra de outros aparelhos, etc).

Mas mais do que isso, pense bem antes de comprar um novo aparelho? Será mesmo preciso? O meio ambiente e a saúde das pessoas agradecem!

Faça sua parte!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Carros abandonados: como e porque denunciar?

Quem nunca viu um carro abandonado em alguma via da cidade? 

Pois bem, o problema de carros abandonados é uma questão de Limpeza Pública, também podendo abrigar vetores de doenças, como insetos e roedores. Além disso, podem ocupar espaços que poderiam ser utilizados por outros veículos.

Portanto, é importante a retirada destes veículos das vias públicas.

Não podemos esperar que as Prefeituras Municipais resolvam sozinhas problemas como esse ou mesmo de lixo ou entulhos jogados em locais irregulares. É preciso participação da população para denunciar casos como esse, para que a municipalidade tome as devidas medidas para resolver tal problema.

Em São Paulo, é possível denunciar o abandono de carros pelo número de telefone da Central de Atendimento da Prefeitura, o 156. A denúncia é repassada para a Subprefeitura responsável pela via onde o carro está abandonado, a qual tenta localizar o proprietário do carro e notificá-lo. Caso o proprietário não seja encontrado ou não retire o veículo, a Subprefeitura retira o veículo da via pública e, no segundo caso, tomas as medidas legais cabíveis.

Mas como identificar um carro abandonado?

É possível identificá-lo pelos aspectos visuais: enferrujamento, pneus murchos, sujeira acumulada, falta de peças da carroceria ou externas, como pode ser visualizado na foto abaixo.


Geralmente, quem passar por uma via, freqüentemente, nota quando há a presença de um carro abandonado.


Ou seja, se você chegar a conclusão que um carro está abandonado, denuncie!

Se você não é de São Paulo, entre em contato com a Prefeitura local e solicite a remoção do carro da via pública. Acredito que o DETRAN seja também responsável, por isso entrei em contato com o DETRAN SP e estou aguardando uma resposta da Instituição. Quando tiver uma resposta, atualizarei este post.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Você sabe qual é um dos principais motivos para não jogar lixo na rua?

Jogar lixo no meio da rua gera muitos impactos: causa ou agrava enchentes, proliferação de vetores de doenças (insetos e roedores), impacto visual, entre outros.


Mas a maioria das pessoas não tem idéia das dimensões e prejuízos disso tudo. Para se ter uma idéia, em São Paulo, são gastos, segundo uma das concesionárias de Limpeza Urbana de SP, R$ 500 milhões somente com varrição das ruas. Imagine isso multiplicado dezenas a centenas de vezes, devido aos milhares de municípios brasileiros.


Isto mesmo, R$ 500 milhões. Este gasto poderia não ser necessário caso a população paulistana cooperasse e deixasse de jogar o lixo no meio da rua. Imagine se este dinheiro pudesse ser investido em melhorias na infra-estrutura urbana, saúde, educação, transporte, ou seja, quanto a população poderia ganhar com tal dinheiro fosse investido em outras melhorias.


Assim, pense bem antes de jogar lixo no meio da rua. Conscientize às pessoas próximas à você. O ganho ambiental e econômico é garantido.


E preciso inverter os Serviços de Limpeza Urbana: não se deve mais pagar para limpar, mas sim para manter as cidades limpas!

domingo, 1 de maio de 2011

Tipos de Materiais Recicláveis: você realmente sabe o que pode ser reciclável? E como ele deve ser separado?

A maioria das pessoas sabe que não é bom descartar determinados tipos de materiais junto com o lixo comum. Um desses tipos de lixo são os chamados recicláveis.

Apesar da maioria da pessoa saber disso, praticamente todos nós temos dúvidas em saber se um determinado tipo de material é mesmo aproveitado na reciclagem.

É importante saber que, mesmo o material sendo reciclável, é importante que ele esteja seco e sem sujeiras, uma vez que a presença desses pode inviabilizar o aproveitamento de recicláveis. Por exemplo, uma caixa de pizza é reciclável, mas se tiver pedaços da pizza ou gordura, a caixa não pode ser reciclada.

Bom, na dúvida se um material é reciclável, eu envio junto com os recicláveis, pois como eles depois são separados nas Cooperativas de Coleta Seletiva, lá eles retiram o que não pode.

Está apresentada abaixo uma tabela com alguns dos principais tipos de materiais que podem ser recicláveis e alguns que não podem.

(CLIQUE NA TABELA PARA VISUALIZAR MELHOR)

Portanto, na hora de separar os materiais para envio para reciclagem, separe-os de forma inteligente, evitando o envio materiais secos e sem sujeiras. Isto facilita o trabalho nas Cooperativas de Reciclagem, além de elevar o preço dos recicláveis, aumentando assim a renda destas pessoas que trabalham com recicláveis.

Faça sua parte!