segunda-feira, 20 de junho de 2011

Como descartar lâmpadas corretamente?

Não é difícil, no dia-a-dia, ver nas ruas lâmpadas sendo descartadas com o lixo comum. As lâmpadas fazem parte dos resíduos os quais devemos tomar muito cuidado com o descarte.

Por serem de vidro, representam um risco às pessoas, pois podem quebrar e cortar alguém, seja por quem as coloca na rua o lixo de casa ou de prédios, seja por coletores de lixo, ou mesmo por catadores de recicláveis.

As lâmpadas incandescentes podem ser descartadas com o lixo comum, por não ter materiais poluentes. Mas evite jogar este tipo de lâmpada de qualquer jeito no lixo comum: tente jogá-las embrulhadas por folhas de jornal. Assim, caso elas quebrem, os pedaços de vidros estarão “protegidos” (pelas folhas de jornal) das pessoas que manusearem os sacos de lixo.

As lâmpadas fluorescentes, apesar de utilizarem muito menos energia que as incandescentes, não devem ser descartadas no lixo comum, pois contém mercúrio, metal este que, quando em contato com pessoas, pode causar sérios problemas à saúde ou mesmo levar à morte.

Um dos jeitos mais fáceis de descartar as lâmpadas incandescentes é entregá-las na compra de uma nova lâmpada. A maioria das grandes lojas as quais vendem lâmpadas já faz isso, se encarregando de devolvê-las ao fabricante e, este, dá o destino final adequado ambientalmente.

Algumas empresas, como as que dão destino final ambientalmente adequado à lâmpadas incandescentes, como a Essencis (http://www.essencis.com.br/portlets/unidades/essencis-manufatura-reversa), Apliquim (http://www.apliquim.com.br/)
e Tramppo (http://www.tramppo.com.br/empresa.html), recebem lâmpadas em grandes quantidades, como de condomínios e empresas.

Com a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal no 12.305, de 2 de agosto de 2010), foi criado o instrumento da logística reversa, na qual as lâmpadas - entre outros produtos - poderão ser devolvidos à rede de comércio e aos fabricantes, sendo estes encarregados da destinação final das lâmpadas.

Em breve os comércios e fabricantes deverão receber de voltas tais lâmpadas. Por isso, fiquem atentos e cobrem!


sábado, 18 de junho de 2011

Como descartar pilhas e baterias corretamente?

As pilhas e baterias, assim como diversos outros materiais e produtos já citados neste blog, caso não sejam descartadas de forma adequada, podem poluir o meio ambiente e prejudicar a saúde da população, devido a presença de metais em sua composição.


Mesmo quando depositadas em aterros sanitários, esses materiais podem vazar e contaminar o lençol freático, solo, rios e alimentos, causando danos às pessoas e animais.


Então o que posso fazer para resolver isso? Onde posso entregar pilhas e baterias inutilizáveis?


1) Agências do Banco Santander


2) Farmácias da Drogaria São Paulo


3) Lojas C&A


4) Locais listados no site http://e-lixo.org/ . É possível, digitando um endereço, consultar o local mais próximo para descarte.

5) Locais participantes do Programa ABINEE: http://www.gmcons.com.br/gmclog/admin/VisualizarPostosMapaCliente.aspx


Existem diversos outros locais possíveis. Fique atento!


E faça sua parte! Descarte suas pilhas e baterias inservíveis em locais corretos!