quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Descarte de Óleo de Cozinha

Um resíduo que é literalmente jogado pelo ralo é o óleo de cozinha. Tal material é utilizado largamente nas cozinhas das cozinhas no Brasil.


Um dos grandes problemas é a forma de descarte do material. Alguns anos atrás, não havia muita opção e as pessoas descartavam o óleo de cozinha pelo ralo da pia. Essa forma de descarte é inadequada, pois o óleo de cozinha pode entupir tubulações de esgoto. 


Estima-se que 1 litro de óleo despejado no esgoto polui cerca de milhares  de litros de água ou o que uma pessoa consome em muitos anos de vida! E ainda provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos próximos,contribuindo para a ocorrência de enchentes.


Para um descarte adequado do óleo de cozinha, há diversas iniciativas:


1) Instituto Triângulo (http://www.triangulo.org.br/): coleta e recicla o óleo de cozinha, transformando-o em sabão


2) Lojas do Grupo Pão de Açúcar


3) ONG Trevo (http://www.trevo.org.br/): instala pontos de coleta em condomínios e empresas. O óleo recolhido é revertido em produto de limpeza para entidades assistenciais.





Para armazenamento e descarte do óleo, espere que ele esfrie após utilizá-lo, você pode armazená-lo num recipiente fechado, como, por exemplo, um pote de vidro com tampa ou numa garrafa PET, ambos de preferência transparente. Após isso, envie para locais de coleta de óleos de cozinha.


Tal óleo pode ser utilizado para fabricação de biocombustíveis e sabão. A maioria das ações tem caráter socioambiental, portanto vamos apoiá-las!


Faça sua parte!

2 comentários:

  1. Muito bom o que foi postado. Mas tenho uma dúvida: no caso do óleo de cozinha gerado nos hospitais, posso reciclar tb?como coloco isso no PGRSS?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado,

      Caso o óleo de cozinha não entre em contato com resíduos perigosos de saúde do hospital, ele pode ser sim reciclado normalmente como é feito nas residências ou estabelecimentos comerciais.

      Saudações,
      Thiago

      Excluir