terça-feira, 5 de abril de 2011

Denuncie entulho jogado em áreas públicas em São Paulo

A multa em São Paulo por jogar entulho em locais impróprios atinge R$ 12 mil. Mesmo assim, 60% dos resíduos gerados em pequenas obras ou reformas vão parar em calçadas, ruas, praças e terrenos baldios da cidade, sendo 6800 toneladas por dia depositados nestes locais irregulares. A Prefeitura estima que há cerca de 1500 pontos irregulares de depósitos ilegais de entulho.


O entulho jogado em áreas públicas gera sérios problemas ambientais para a cidade de São Paulo e para a população, que está perdendo espaços de lazer, recreação e locomoção.


Assim, nós como cidadãos, devemos conscientizar às pessoas próximas a nós a não jogar entulho em locais impróprios. 


Em caso de presenciar ou verificar o descarte de entulho em locais impróprios, denuncie! Ligue no Atendimento da Prefeitura, no número 156 ou registre no SAC da Prefeitura (http://sac.prefeitura.sp.gov.br/), no campo "Lixo/Limpeza - Queixas/Denúncia".

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não não, eu digo, quem joga lixo comum indevidamente na rua! Por exemplo, algum estabelecimento comercial que acumule lixo em algum ponto, bem fora do horario de coleta, ou mesmo prédios. Na esquina da minha casa, por exemplo, creio que um bar que tem na esquina faça isso, daí fica lixo espalhado em toda a esquina, ocupando toda a calçada, e você tem que andar pela rua! Fora o problema que dá quando chove, além de proliferar ratos, insetos, etc.

    ResponderExcluir
  3. Entendi:

    É importante que todos colaborem colocando os sacos de lixo no máximo duas horas antes do caminhão coletor passar, evitando que obstruam por muito tempo calçadas ou sejam levados por chuvas.

    Para saber qual o horário de coleta de um local, basta acessar o link da Prefeitura: http://twixar.com/Jjhg69fc

    Caso presencie pessoas depositando os sacos na rua antes do horário, as denúncias podem ser feitas através do Alô Limpeza da Prefeitura (3397-1723).

    Sem colaboração e denúncia, fica impossível a Prefeitura encontrar os responsáveis e solucionar problemas como esse. Nós como cidadãos temos que fazer nossa parte!

    ResponderExcluir
  4. Ok! Dedicarei um post exclusivo conforme pedido!

    ResponderExcluir
  5. Dica muito útil, Thi. Estou me mudando para perto da USP (aliás, sou docente Poli) e tem um caminhão que regularmente despeja entulho e lixo na praça vizinha e depois ateia fogo no que for de madeira. Falta de respeito total. Tenho tudo fotografado.

    ResponderExcluir
  6. Caro Jorge, você chegou a faze contato com a Prefeitura: Além das dicas acima, há uma nova forma de contato para registrar esse descarte irregular: http://www.saclimpezaurbana.com.br . Importante sempre denunciar para que as empresas responsáveis pela limpeza urbana e a Prefeitura tenham conhecimento dessa situaçao específica e possam tomar as medidas neceesárias.

    ResponderExcluir
  7. Como faz para cads um ter seu proprio lixo na minha rua tem 2 latao de lixo que um quintal inteiro joga e as vezes colocam esses galao em frente meu portao do outro lado da rua e eu tiro logico mais ta me encomodando

    ResponderExcluir
  8. Como faz para cads um ter seu proprio lixo na minha rua tem 2 latao de lixo que um quintal inteiro joga e as vezes colocam esses galao em frente meu portao do outro lado da rua e eu tiro logico mais ta me encomodando

    ResponderExcluir
  9. Gente, estava passando pela rua dedo de Deus na vila formosa quando me deparo com um sujeito descantando um monte lixo na rua A placa do caro é CBR 8655 Saveiro Branco.
    se precisar provar tenho foto

    ResponderExcluir
  10. Olá Mário, uma pena nos depararmos como uma situação como essa. O canal para você poder fazer a denúncia anônima, preservando sua identidade, é pelo link https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/informacao?servico=915

    Não deixe de fazer a denúncia, pois toda a sociedade sai ganhando, além do meio ambiente!

    ResponderExcluir