segunda-feira, 4 de abril de 2011

O que fazer com o entulho?

Quem nunca parou para pensar o que fazer com o entulho gerado na reforma de sua casa? Acredite, a maioria das pessoas passa por esta situação.


Em São Paulo, quando a quantidade gerada é menor que 1 metro cúbico por dia (equivalente ao volume ocupado por uma caixa d'água de 1000 litros), o entulho pode ser encaminhado para um 41 Ecopontos de Entrega Voluntária da Prefeitura (http://twixar.com/KWgMYG). Infelizmente nenhum fica aberto à noite. Os Ecopontos também recebem grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis.


Os entulhos entregues dos Ecopontos são encaminhados para aterros de resíduos devidamente preparados para receber entulhos.


Se o entulho ultrapassar esta quantidade de 1 metro cúbico por dia - e no geral quase toda pequena obra ultrapassa este limite -, a saída é a contratação de empresas que "alugam" caçambas.


Mas cuidado na hora de contratar uma destas empresas: existem empresas oportunistas que cobram para colocar a caçamba, mas jogam tudo em áreas públicas..


Como saber se a caçamba leva entulho para aterros que são legais em São Paulo? Basta consultar as empresas autorizadas pela Prefeitura no site http://twixar.com/LDEvU0Rvi ou ligar no número de Atendimento da Prefeitura, o 156. A empresa contratada deve mostrar claramente no contrato a responsabilidade pela correta destinação do entulho em áreas licenciadas de transbordo e triagem ou aterros licenciados de resíduos de construção. Exija uma via do registro do Controle de Transporte de Resíduo (CTR), documento que comprova que o entulho foi entregue em uma área licenciada para a destinação adequada dos resíduos de uma construção, reforma ou demolição.


Uma destinação mais ambiental e também econômica adequadas para o município seria a reciclagem destes resíduos e utilização na pavimentação de ruas. A economia com a substituição de materiais para a pavimentação e troca de pavimentos nas ruas com a utilização de entulho reciclado pode ser grande, considerando que São Paulo possui milhares de quilômetros de vias em orçamento milionário para recapeamento e pavimentação de novas ruas.


Assim, ao fazer uma reforma, faça sua parte! E conscientize amigos, familiares e vizinhos que gerem entulhos em qualquer obra que façam!


Fonte: Folha de São Paulo, São Paulo, 17 de março de 2011

2 comentários:

  1. Legal, pena que as dicas não são genéricas. Moro em Guarulhos e estou com problemas, a prefeitura local não tem ferramentas hábeis para isso ainda. Abraço

    ResponderExcluir