sábado, 9 de abril de 2011

Sabe o que fazer com seu lixo eletrônico?

Amigos,


Um dos grandes problemas produzidos atualmente pela sociedade é o chamado lixo eletrônico ou "e-lixo". São materiais como computadores, televisores, DVD’s, CD’s, cabos, cartuchos de impressoras e muitos outros que, se não tiverem uma destinação adequada ou juntados com o lixo comum, podem trazer danos para o meio ambiente e para a saúde humana. 


A maioria das pessoas não sabe o que fazer com este tipo de lixo.


Uma iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a plataforma "E-lixo Maps" (http://www.e-lixo.org/) permite visualizar - de acordo com um endereço (CEP e número da localidade na via), qual o(s) possível(is) local(is) mais próximo(s) e o tipo de e-lixo escolhido - onde esse tipo lixo pode ser entregue e, posteriormente, ser descartado de forma adequada.

Além desta alternativa, na cidade de São Paulo há postos disponibilizados pela campanha organizada pela Prefeitura do Município de São Paulo, Grupo Pão de Açúcar e Associação Reciclázaro, os endereços dos postos existentes podem ser encontrados no seguinte link: http://www.abrelpe.org.br/noticias_detalhe.cfm?NoticiasID=1108


Outra iniciativa intessante é do CEDIR - Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática (http://www.cce.usp.br/?q=node/266), ligado ao CCE/USP - Centro de Computação Eletrônica da Universidade de São Paulo. Os equipamentos entregues ao CEDIR são analisados e re-configurados se estiverem em condições de uso; caso contrário são desmontados e encaminhados à recicladores cadastrados, que tenham condições de tratar adequadamente o material. Os equipamentos recuperados e em condições de uso beneficiam instituições e entidades cadastradas no CEDIR, incluindo escolas municipais, estaduais, ONGs e projetos sociais da USP. No final de sua vida útil, tais equipamentos serão devolvidos pelos projetos sociais à USP, para que possamos lhes dar uma destinação sustentável, via CEDIR.


Outros locais alternativos para descarte do e-lixo pode ser consultado no sítio eletrônico do CEMPRE - Compromisso Empresarial para a Reciclagem (http://www.cempre.org.br/LocaisReciclagem.php).


Até mesmo empresas privadas que não atuam na área de reciclagem de e-lixo fazem sua parte, como a Delloite, disponibilizam pontos de coleta, descartando seu lixo eletrônico produzido e conscientizando funcionários e profissionais que circulam na empresa.


Viu quantas possibilidades de encontrar um lugar para descartar seu e-lixo ?!? Então faça sua parte!

10 comentários:

  1. Bom saber Daniel!

    Bom, no site que indiquei do CEDIR, está informado que recebem da comunidade externa da USP.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa Thiago!!

    A Deloitte, empresa em que eu trabalho, também oferece pontos de coleta de lixo reciclável, assim como coleta de pilhas, baterias e celulares, para funcionários.

    No entanto pelo que vi há muito mais para fazer para alcançarmos um melhor nível de reciclagem de lixo eletrônico.

    Abraço Cézar

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Cezar!

    Bacana saber que empresas privadas que não atuam no setor de resíduos/lixo oferecem soluções para o descarte de resíduos eletrônicos. Vou até editar o post e incluir isso.

    E falta muito sim para a área de resíduos eletrônicos mesmo, estamos engatinhando, mas acredito que estamos no caminho para resolver esta problemática.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Thiago pela iniciativa deste blog. Ele é bem direto e instrutivo! Vou acompanhar! Aliás, se eu tivesse um lugar e carro maior, gostaria de mobilizar o povo de Cotia para estas ações...vou pensando no assunto!

    Abraço!
    Patricia Alves

    ResponderExcluir
  6. Legal Patricia! Se tiver novidades e postos de coletas de Cotia, seja de remédios vencidos ou qualquer outro tipo de resíduo, posta aqui que publico no post do blog também.

    Abraco,
    Thiago

    ResponderExcluir
  7. Boa iniciativa Thiago! Valeu!

    Uma curiosidade: seu sobrenome é Villas Bôas né. Sei que a família é gigante, hehe, mas pode te interessar conhecer a Fundação Villas-Bôas. Acabei de me formar em eng. ambiental no CAASO (conhece né, claro, haha), e faço um trabalho voluntário pra essa ong. Acesse lá:
    www.expedicaovillasboas.com.br
    twitter: @fundvillasboas
    facebook: www.facebook.com/fundacaovillasboas
    orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=8434621

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, bom demais!! EU só sabia do rimeiro, que não tem opções próximas de onde moro. Fico feliz que haja tantas outras opções! Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Oi Thiago! Esqueci de uma pergunta... pen drive também é lixo eletrônico?

    E mais uma dica... as drogarias São Paulo também tem caixas de coleta de lixo eletrônico.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Thaís,

    Pendrive é lixo eletrônico sim.

    Obrigado pela dica, bjs

    ResponderExcluir