sexta-feira, 29 de abril de 2011

Sacolas Plásticas: o que fazer para substituí-las?

Hoje vou escrever sobre as famosas sacolinhas plásticas descartáveis, aquelas que são distribuídas em um supermercado ou em estabelecimentos comerciais.

A discussão sobre os diversos tipos de lixo, muitos os quais já citei em postagens anteriores aqui no blog, começou a entrar na agenda dos governos após a aprovação da lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos no ano passado. Já era esperado que alguma medida contra os impactos das sacolas plásticas fossem tomadas na onda da lei.

O plástico demora séculos para ser degradado, sendo que durante todo este tempo pode poluir rios, lagos, oceanos, solos e serem ingeridos por animais, podendo matá-los. Nas cidades, podem entupir bueiros e galerias de águas pluviais, contribuindo para o agravamento de enchentes Assim, qualquer medida de redução de plásticos é bem-vinda, de forma a minimizar todos esse problemas.

Nas últimas semanas a mídia tem publicado que está sendo acertado um acordo entre o governo de SP e supermercados para o fim do uso de sacolas plásticas nas compras, mas sem força de lei. O Instituto Akatu, em seu site, informou que deverá ser cobrado do consumidor, a partir de outubro, R$ 0,19 por sacola plástica se quiserem usá-las nas compras. Essa iniciativa provavelmente levará os consumidores a reduzir o consumo das sacolinhas plástica e adotar sacolas duráveis.

Existem cidades que, recentemente, proíbiram, por meio de lei, a distribuicao de sacolas plásticas descartáveis no comércio, prevendo multa e até interdição da licença para varejistas que descumprirem a norma. É o caso das cidades de Belo Horizonte (MG) e Jundiaí (SP).

Mas quais as alternativas para às sacolinhas plásticas descartáveis?

Uma das alternativas é retomar o uso das sacolas plásticas pretas, que são recicladas, as quais eram utilizadas há muitos anos atrás antes de usar as sacolinhas plásticas de supermercado. Essas sacolas pretas continuam sendo utilizadas no comércio, em empresas e em menor escalas em residências. Essa sacolas estão à venda em todo o comércio. Quanto maior o tamanho, melhor, uma vez que diminui a quantidade de plástico nas casa. Essas dobraduras de jornal também são eficientes para recolher cocô de animais domésticos.

Outra alternativa para substituir as sacolinhas utilizadas nas lixeiras de casa é confeccionar manualmente sacos feitos com dobradura de jornal. Quando estes sacos estão totalmente preenchidos, pode-se jogar num lixo maior, com saco plástico reciclável. Para confeccionar tais sacolas, siga o exemplo explicado na imagem abaixo.

Fonte:  Folha de São Paulo, 29 de abril de 2011

Quando for ao supermercado, mercado ou comércio, pode-se utilizar as chamadas ecobags (de algodão ou ráfia), como as da foto abaixo. Mas as vezes as pessoas perguntam "e quando ficam sujas"? Elas podem ser lavadas e reutilizadas, sem nenhum problema. E também podem ser remendadas, quando aparecer algum buraco. É possível encontrar tais sacolas a preços acessíveis, à R$ 2,00, segundo o Instituto Akatu.



Também podem ser utilizadas caixas de papelão ou de plástico, menos agressivas à natureza. Para resíduos "molhados", pode-ser utilizar sacos de arroz, feijão, açúcar e verduras.


Pense bem na hora de pegar uma sacolinha plástica descartável! O meio ambiente agradece!

Fonte: Folha de São Paulo, 29 de abril de 2011; Instituto Akatu (http://www.akatu.org.br)

3 comentários:

  1. Muito bom o post, mostra o primeiro principio q temos q lembrar: Reduzir! Importante lembrar: deve-se utilizar a ecobag até a mesma não ter mais jeito de ser usada! Jogar as mesmas fora antes do tempo também faz malao meio ambiente! Congrats!

    ResponderExcluir
  2. Só uma pergunta o que fazer com os antigos mas ainda muito utilizado papel carbono? Qual é o impacto deles? É possível recicla-lo? Pra onde mandar?

    Cássio
    cassio_gomes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Cássio, infelizmente o papel carbono não pode ser reciclado, uma vez que são revestidos com plástico e parafina, inviabilizando a reciclagem. Pelo que verifiquei numa pesquisa breve na internet, não há problema em descarte junto com o lixo comum.

    ResponderExcluir