sábado, 21 de maio de 2011

Como descartar um aparelho de celular corretamente?

Hoje em dia dia é muito difícil encontrar uma pessoa que não tenha um celular, não é mesmo? E também é bastante comum pessoas trocando de aparelho de celular, muitas vezes ficando com um mesmo aparelho menos de 1 ano.

Mas quando for a hora de descartá-los, pense bem! Aparelhos de celular e seus acessórios não podem ser jogado no lixo comum! O aparelho possui elementos químicos muito poluentes, os metais pesados, principalmente nas baterias. Estes químicos, quando atingem o solo, rios, córregos, lagos ou águas subterrâneas pode contaminar posteriormente animais e seres humanos, podendo causar doenças graves e levá-los até a morte.


Mas o que fazer com um aparelho quebrado ou que não se deseja mais usar? Se o celular estiver quebrado e não haver possibilidade de conserto, ele deve ser entregue em locais que recebam estes aparelhos. A maioria das lojas de aparelho de celular (Claro, Oi, Tim e Vivo) e suas redes autorizadas já recebem os aparelhos.


Assim, estas empresas se encarregam de fazer o desmonte de aparelhos e aproveitar as peças e componentes que podem ser reciclados, tratando de forma ambientalmente adequado dos aparelhos, sem agredir o meio ambiente.


Muitas lojas, supermercados e farmácias também recebem, então é só ficarmos atentos!



Em poucos anos, a possibilidade de devolução de aparelhos celulares, assim como para todo tipo de eletroeletrônicos, para os fabricantes e vendedores, deverá estar implementada e disponível à todos os consumidores, de acordo com a lei e a regulamentação que instituíram a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Mas caso haja possibilidade de conserto ou se ele estiver em boas condições de uso, não o descarte! Pense em dar para alguém que faça bom uso ou o guarde para emergências (roubos, quebra de outros aparelhos, etc).

Mas mais do que isso, pense bem antes de comprar um novo aparelho? Será mesmo preciso? O meio ambiente e a saúde das pessoas agradecem!

Faça sua parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário