quinta-feira, 5 de maio de 2011

Carros abandonados: como e porque denunciar?

Quem nunca viu um carro abandonado em alguma via da cidade? 

Pois bem, o problema de carros abandonados é uma questão de Limpeza Pública, também podendo abrigar vetores de doenças, como insetos e roedores. Além disso, podem ocupar espaços que poderiam ser utilizados por outros veículos.

Portanto, é importante a retirada destes veículos das vias públicas.

Não podemos esperar que as Prefeituras Municipais resolvam sozinhas problemas como esse ou mesmo de lixo ou entulhos jogados em locais irregulares. É preciso participação da população para denunciar casos como esse, para que a municipalidade tome as devidas medidas para resolver tal problema.

Em São Paulo, é possível denunciar o abandono de carros pelo número de telefone da Central de Atendimento da Prefeitura, o 156. A denúncia é repassada para a Subprefeitura responsável pela via onde o carro está abandonado, a qual tenta localizar o proprietário do carro e notificá-lo. Caso o proprietário não seja encontrado ou não retire o veículo, a Subprefeitura retira o veículo da via pública e, no segundo caso, tomas as medidas legais cabíveis.

Mas como identificar um carro abandonado?

É possível identificá-lo pelos aspectos visuais: enferrujamento, pneus murchos, sujeira acumulada, falta de peças da carroceria ou externas, como pode ser visualizado na foto abaixo.


Geralmente, quem passar por uma via, freqüentemente, nota quando há a presença de um carro abandonado.


Ou seja, se você chegar a conclusão que um carro está abandonado, denuncie!

Se você não é de São Paulo, entre em contato com a Prefeitura local e solicite a remoção do carro da via pública. Acredito que o DETRAN seja também responsável, por isso entrei em contato com o DETRAN SP e estou aguardando uma resposta da Instituição. Quando tiver uma resposta, atualizarei este post.

18 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Acho extremamente válida a preocupação! A via pública é destinação totalmente inadequada para esses veículos (se é que é uma destinação). É um problema de autoridades sanitárias e de trânsito, e por ficar no "meio de campo" acredito que acabe sendo ignorado.
    Mas gostaria de contribuir chamando atenção para uma questão: já ouvi vários casos de veículos abandonados que servem de abrigo para moradores de rua. Não é adequado tampouco para um ser humano viver, mas privá-los de seu único abrigo pode ter efeito contrário no bem-estar global.
    Esses carros estão sim em local inadequado, mas faço uma ressalva sobre a maneira como deve ser feita essa denúncia e essa retirada. Talvez a mobilização de uma entidade de assistência social possa ser fundamental.
    Abraços e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Caio, concordo plenamente com suas observações!

    Obrigado!
    Thiago

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Amigo, seu texto ajudou demais. Porém o que complica é o contato com a prefeitura. Ninguém tem interesse em ajudar a população...

    ResponderExcluir
  6. É Will, é complicado, mas não adianta somente esperarmos o poder público tomar as medidas necesárias. A população tem que pressionà-los para tomarem uma atitude!

    Abraçom
    Thiago

    ResponderExcluir
  7. olá, tenho uma denúncia a fazer, espero que por meio do seu blog haja uma mobilização.
    Tem um veículo abandonado em frente à minha casa já há quase 3 meses. Entramos em contato com a Prefeitura, depois com a subprefeitura, até na polícia já ligamos. Não foi constatada nenhuma ocorrência de roubo do mesmo, porém não conseguimos até agora identificar o proprietário, muito menos tivemos uma mobilização da subprefeitura local nesse sentido. Eles somente dão um número de protocolo de reclamação e falam pra retornarmos a ligar. Depois dizem que temos que aguardar 40 dias, depois 10 que o fiscal responsável por essas averiguações será enviado ao local. Enfim, entre ligações e ligações até agora nada. E o transtorno continua porque quem quer estacionar em frente à minha casa é obrigado a parar na guia rebaixada correndo o risco de ser multado.
    Se for possível, poderiam me ajudar nessa denúncia?

    ResponderExcluir
  8. Kel, não há muito o que eu fazer. Você chegou a ligar no 156 como orientei no post do blog?

    ResponderExcluir
  9. O caso de veículos abandonados em São Paulo é tão grave quanto o congestionamento. Em São Paulo, bairro da Mooca, Rua Almirante Brasil entre a Rua Ipanema e Visc.de Parnaiba há um veículo abandonado desde 23/JAN/2011... (é melhor nos prepararmos p/ comemorar o 1o. aniversário de seu abandono). Há registro na Sub-Prefeitura e é pauta do Conseg, mas... o veículo continua no mesmo local...

    ResponderExcluir
  10. carros abandonados podem ser resgatados e restaurados porque se puder eu mesmo limpo a cidade e vivo de venda de peças,afinal o que preocupa é os locais onde se encontram PROBLEMA RESOLVIDO !!!

    ResponderExcluir
  11. olá,gostaria de fazer uma denuncia, tem um carro desmontado do lado da escola E.M.D.F. jardim do bosque em cachoeirinha rs a placa do carro é HJX-8285.Gostaria que verifiquem porque parece que aquele carro é roubado só não conseguimos encontrar o dono.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Ayshah, a melhor forma de denunciar é através do número de telefone da Central de Atendimento da Prefeitura, o 156, ou pelo SAC da Prefeitura (http://sac.prefeitura.sp.gov.br/), onde é possível monitorara a denúncia. Boa sorte!

      Excluir
  12. Sou do Rio de Janeiro e já comuniquei 2 carros abandonados em via pública à Prefeitura do Rio-Ouvidoria e me mandaram reclamar em outro setor,.
    Wancler Rios Ferreira

    ResponderExcluir
  13. Olá, ou na pagina da prefeitura ou por telefone, vc tem que se identificar, ai que está o problema....se o proprietário descobrir que vc que fez a deúncia...vai arrumar muitos problemas...

    ResponderExcluir
  14. Olá, ou na pagina da prefeitura ou por telefone, vc tem que se identificar, ai que está o problema....se o proprietário descobrir que vc que fez a deúncia...vai arrumar muitos problemas...

    ResponderExcluir
  15. Isso é verdade. Procurei no site da Prefeitura se há sigilo nos dados de quem fez a denúncia. Infelizmente não há tal informação, mas acredito que esta deva ser uma postura da Prefeitura. Na dúvida, entre em contato com a Prefeitura.

    Se tiver um retorno por favor avise aqui!

    ResponderExcluir
  16. O número que eles mandam ligar só chama , isso pq é 24 horas
    Na minha rua tem 5 carros totalmente abandonados com larvas da dengue e ratos e a prefeitura não está nem aí ... Se alguém passar pela rua Itaquira na altura do número 230 vão vizualiza-los .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta, acho que o caminho então é tentar diretamente com a SubPrefeitura onde fica sua residêncai. Boa sorte!

      Excluir