domingo, 1 de maio de 2011

Tipos de Materiais Recicláveis: você realmente sabe o que pode ser reciclável? E como ele deve ser separado?

A maioria das pessoas sabe que não é bom descartar determinados tipos de materiais junto com o lixo comum. Um desses tipos de lixo são os chamados recicláveis.

Apesar da maioria da pessoa saber disso, praticamente todos nós temos dúvidas em saber se um determinado tipo de material é mesmo aproveitado na reciclagem.

É importante saber que, mesmo o material sendo reciclável, é importante que ele esteja seco e sem sujeiras, uma vez que a presença desses pode inviabilizar o aproveitamento de recicláveis. Por exemplo, uma caixa de pizza é reciclável, mas se tiver pedaços da pizza ou gordura, a caixa não pode ser reciclada.

Bom, na dúvida se um material é reciclável, eu envio junto com os recicláveis, pois como eles depois são separados nas Cooperativas de Coleta Seletiva, lá eles retiram o que não pode.

Está apresentada abaixo uma tabela com alguns dos principais tipos de materiais que podem ser recicláveis e alguns que não podem.

(CLIQUE NA TABELA PARA VISUALIZAR MELHOR)

Portanto, na hora de separar os materiais para envio para reciclagem, separe-os de forma inteligente, evitando o envio materiais secos e sem sujeiras. Isto facilita o trabalho nas Cooperativas de Reciclagem, além de elevar o preço dos recicláveis, aumentando assim a renda destas pessoas que trabalham com recicláveis.

Faça sua parte!

2 comentários:

  1. Gostei Thiago! Eesclareceu alguns pequenos detalhes que fazem diferença quando separamos os resíduos para a reciclagem.

    ResponderExcluir
  2. Thaís, que bom que foi útil pra vc! Beijo!

    ResponderExcluir